quinta-feira, 7 de agosto de 2008

ESCUDO TECNOLÓGICO

Nenhum filtro é capaz de barrar a 100% os raios solares. Um SPF 30 bloqueia 97,7% dos UVB e um SPF 50 filtra 98% da radiação.
Conclusão: a partir do SPF 30, a capacidade de proteção dos filtros é quase a mesma. Mas antes de se decidir pela textura, aroma e embalagem, cofirme se o produto oferece proteção contra os raios UVB e UVA. A proteção contra os raios UVB é dada pelo valor do SPF (fator de proteçãosolar), o qual se baseia no índice DME (Dose Mínima de Eritema, o tempo necessario para produzir um mínimo sinal de vermelhidão). Mas o SPF não abrange as radiações UVA, as quais contribuem para agravar o risco de envelhecimento da pele, pois penetram mais profundamente nela do que os raios UVB, provocando a pigmentação cutânea.

O Dermatologista norte-americano, Tomas Fitzpatrick, da Universidade de Harvard, criou uma escala com seis tos de pele mais comuns - os fotótipos. Este sitema (fonte ELLE Portugal) determina o índice de SPF adequado, bem como o tempo maximo de exposição sem protecção que é necessário para sintetizar a vitamina D.
Pele muito branca: Precisa de cinco minutos para absolver a vitamina D sem qualquer proteção e o seu SPF adequado é o 30.

Pele branca de olhos claros: leva cinco minutos e o SPF é de 20.

Pele branca de olhos castanhos: Precisa de 13 minutos sem poteção para sintetizar a vitamina D e deve aplicar o SPF entre 15 e 20.

Pele morena-clara: Faz a sinteze em 20 minutos e deve aplicar sempre um SPF 15.


Pele morena de olhos escuros: Pode expor-se até 25 minutos sem proteção e aplicar um SPF 10.

Pele negra: Faz absorção de vitamina D até 30 minutos e um SPF de apenas 8.

Foto: Pedro Ladeira
Produção: Ronaldo Mello
Modelo: Laura Barros ( Scouting )